English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Contração de Materiais Plásticos

Buenas chicos y chicas...
Bom, neste post estarei comentando algo referente a contração dos materiais plásticos após serem processados, no caso, após a injeção.
Para projetistas, preparadores, ferramenteiros, etc etc etc a contração é um grande vilão, principalmente em peças técnicas com alta precisão.
Cada material plástico tem sua percentagem "padrão" de contração como podem verificar na tabela abaixo, mas isso só funciona com peças "normais" e com moldes devidamente projetados para o material; peças normais digo: peças com paredes uniformes, sem paredes grossas demais ou até muito finas, pior ainda se no produto tem paredes de 1mm e também de 8mm...
Exemplo: Produto com parede de 3mm, material polipropileno a ser injetado, o molde com boa refrigeração e também um processo de injeção bem regulado na injeção pode ter um resultado de contração de acordo com a tabela, ou seja, cerca de 2%.
Mas, lembro dos problemas que já tive em relação a contração, exemplo como produto de PP contraindo 4% ou poliacetal contraindo 4,5%, termofixo baquelite contraindo 1,2%, etc etc etc...
Referente a software para avaliar estes problemas com contração ainda não achei um que dê um resultado convincente, até mesmo o Moldflow que é o mais popular e mais antigo não dá um resultado exato referente a contração.
Outro problema é o clima, "isso mesmo" O CLIMA, temperatura ambiente, tem-se uma variação grande no produto final por causa disso, ou seja, se você injetar uma peça no verão e a mesma no inverno, você vai notar que as medidas do produto não vão estar iguais....e isso pode ocasionar a devolução de um pedido..rsrs
Bom, para empresas que apenas injetam garfos, facas, brinquedinhos, potes, etc, ou seja, peças sem precisão alguma, apenas acabamento visual a contração não afeta em nada...mas para quem injeta peças técnicas isso é um grande problema, mais ainda quanto além da contração estiver ocorrendo o empenamento.

Chega de bla bla bla...

Abraços

Segue link para download da tabela:

http://rapidshare.com/files/407845978/tabela.jpg



Um comentário:

  1. Ola mais uma vez =). Não poderias voltar a meter o link para fazer o download desta tabela? Senão envia-la para o meu email ;)

    xuphia@msn.com

    Obrigada

    ResponderExcluir