English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CUIDADO - CONTRAÇÃO DE POLÍMEROS



Opa...voltando a postar algo...

Neste post vou tentar explicar e talvés ajudar a projetistas de moldes de injeção.rsrs


A pergunta é: Para que sentido é a contração das peças plásticas???


A respostas é: Para o "centro" da peça.


ERRADO, mas não fique desanimado...rsrsrs, porque normalmente é isso que acontece e acredito que 90% dos profissionais da área dizem a mesma coisa.


Eu diria: A contração contrai onde ela achar melhor...rsrs...normalmente para locais mais quentes...rsrs


Tenho como conclusão que a contração é o maior vilão para os projetistas, pois normalmente softwares de CAD apenas jogam a mesma contração em todos os sentidos, ou seja, X, Y e Z tem a mesma contração, mas não é isso que acontece realmente...pior ainda quando se tem espessuras de parede muito grossas. (Software de CAD sempre aumenta todas as medidas qd a contração é adicionada, na verdade ele não joga contração e sim escala).


Exemplo:

Segue imagem de corte de seção ao centro de peça simples para injeção:


Agora segue imagem da mesma peça com setas que indicam o sentido de contração das paredes.



Obs.: Tudo depende do material injetado, condições de processo, etc etc etc, e é claro que não tenho razão, apenas estou tentando descrever por situações que já passei.


Até



2 comentários:

  1. Parbéns pelo Blog !

    Contração é sempre um enigma, mas hoje temos ferramentas e práticas legais pra decifrá-lo.

    Os softwares CAE (Moldflow, Softmold, Moldex3D e etc) estão sempre investindo em melhorar as previsões do comportamento do moldado. Tem tipo um sucesso considerável no aspecto qualitativo (na previsão da tendência), e o investimento hoje é nos solvers que aproximam a tendência dos valores reais.

    Mas basicamente ... depende só de (hahaha) ... gradientes de temperaturas (causados pelo design ou pelo molde), orientação de fluxo, tipo do material e cargas, design, tensões residuais em decorrência sobrecompactação e gradientes de contração volumétrica, underflow , tensões e taxas de cisalhamento elevadas, principalmente !

    Isso tudo no entanto pode ser obtido nos resultados mais detalhados destes softwares (aqueles que ninguém usa ou não sabem pra que servem) , e cabe a um analista+processista experiente (como nós) encontrar o melhor meio de uniformizar a contração e evitar os empenamentos.

    Os produtos tendem sim a contrair diferentemente nas dimensões X,Y e Z e alguns softwares como o NX permitem aplicar compensações diferenciadas. No entanto mesmo com base nos resultados dos softwares de simulação de injeção, na prática, isso pode ser arriscado. Se o projeto for crítico, pode-se até investir num molde protótipo para validar os resultados da análise para depois partir pro molde definitivo... mas será que o definitivo repete o protótipo ?

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  2. OPAOPAOPA

    ÓTIMO COMENTÁRIO MÁRCIO...

    Tudo certinho, ahhh, apenas esqueceu de comentar sobre os processista+analistas que não sabem de nada, ou seja, apenas sabem aumentar a pressão e falar que o molde foi mal construído....rsrs

    E tá cheio destes por ai...rsrs

    Afinal, agradeço ao comentário...isso´me motiva a permanecer com o blog....

    abraço

    ResponderExcluir